A padronização de relatórios de sustentabilidade é fundamental para que os investimentos sejam feitos de acordo com as normas internacionais. Com longa experiência nesse tema, o Brasil larga na frente, especialmente no momento que a União Europeia aperta o cerco legal para garantir importações de commodities somente de países que atendam exigências ambientais e sociais. O desmatamento zero é um desses critérios.
Mas, o panorama da América Latina precisa avançar muito considerando a realização da COP 30, em 2025, em Belém. Os chamados “títulos verdes” virão na mesma medida dos esforços pela sustentabilidade das empresas, que não é só financeira. É para evitar “relatórios sociais de ocasião”, que servem apenas para o marketing, mas não refletem o que de fato acontece, é que o Brasil Latino traz entrevista com Eduardo Flores, professor do departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia e Administração da USP e coordenador temático do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade.
Brasil Latino
O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.