Tríplice Fronteira: PARAGUAI ENTREGA À PF ‘BONITÃO’, LÍDER DE FACÇÃO QUE ASSOMBROU A FRONTEIRA

Após prisão de traficante, departamento policial foi alvejado em Pedro Juan Caballero, cidade localizada na divisa com o Brasil.

A Polícia Nacional do Paraguai prendeu nesta madrugada de domingo (10), Giovanni Barbosa da Silva, o “bonitão” (foto ao lado). Ele é acusado de liderar uma organização criminosa e chefiar o tráfico de drogas na região de Pedro Juan Caballero, cidade localizada próxima à fronteira.

O suspeito foi extraditado para o Brasil e já foi recebido pela Polícia Federal em Foz do Iguaçu, trazido pela Ponte Internacional da Amizade. Durante a operação a polícia paraguaia apreendeu um fuzil AM-15, com número de série borrado, de procedência dos EUA. Os agentes paraguaios também prenderam Lucas de Aguiar Freire e Paulo Augusto Jaime Landolfi.

A prisão de ‘Bonitão’ é resultado de mais uma ofensiva importante da Polícia Federal na estratégia de descapitalizar o crime organizado em cooperação com as autoridades paraguaias. Após a prisão do traficante, foi realizado um alvejamento de uma delegacia em Pedro Juan Caballero. Aproximadamente 30 homens participaram da ação, que causou assombro na população local.

extradição do criminoso foi solicitada devido à instabilidade social provocada pelo ataque à unidade de polícia e porque é considerado de alta periculosidade para a segurança do país vizinho.

Giovanni Barbosa da Silva possui dois mandados de prisão no Brasil, ambos por processos relativos ao tráfico de drogas e armas. Paulo Augusto Jaime Landolfi responde no Paraguai por porte de maconha, associação criminosa e violação da Lei de Migração.

(Por Gustavo R. G. Lima, da Redação com Estadão)

leave a reply