Desde maio de 2017 até maio deste ano, a Prefeitura de Foz do Iguaçu já contratou, em concursos públicos e processos seletivos, mais 651 profissionais na saúde. Eles trabalham nas unidades básicas, pronto atendimento e no Hospital Municipal Padre Germano Lauck. Neste período, foram construídos dois postos de saúde e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Foz do Iguaçu se preparou com construções e ampliações de estruturas e aquisição de equipamentos para uma população, pelo menos três vezes, superior aos 258 mil moradores. O município é referência em saúde aos moradores de pelo menos oito municípios que estão na abrangência da 9ª Regional de Saúde.
Panorama
A área de enfermagem é uma das que mais recebeu profissionais nestes quatro anos. No período, foram contratados 215 enfermeiros e auxiliares. A lista inclui ainda 105 agentes comunitários de saúde, de combate às epidemias, de endemias e educadores em saúde, 41 dentistas, além de farmacêuticos fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, sanitaristas e outras especialidades.
As contratações na saúde são ainda maiores do que em outras áreas, uma vez que a fundação responsável pelo hospital municipal faz processo seletivo simplificado para contratar a maioria dos profissionais do seu corpo técnico.
Postos e hospital – Na área de infraestrutura, o governo municipal construiu novas unidades – três postos de saúde: no Cidade Nova, Jardim São Roque e na Vila Boa Esperança (Porto Meira).