Dengue: SPACEX: FOGUETE FALCON 9 “ESTACIONA” EM LOCAL INÉDITO

Recentemente, empresa assinou acordo com as Bahamas para pousos no Oceano Atlântico.

SpaceX lançou no final da tarde de terça-feira (no horário local) o foguete Falcon 9 carregando 23 satélites de internet da Starlink. Após a decolagem, o primeiro estágio da nave voltou com sucesso à Terra e pousou em um local inédito: na balsa-drone Just Read the Instructions, na costa das Bahamas.

Em publicação no X no início do mês, o perfil da SpaceX já havia destacado a colaboração com as Bahamas, que permitirá que o Falcon 9 “seja lançado em novas trajetórias orbitais”.

SpaceX fechou colaboração para novos pousos

O Falcon 9 decolou às 18h22 do horário da Flórida, partindo da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral. O foguete levou 23 satélites da Starlink até a órbita baixa da Terra.

Oito minutos depois da decolagem, o primeiro estágio da aeronave retornou à Terra e pousou pela primeira vez no drone Just Read the Instructions, uma balsa própria que funciona como plataforma de pouso e fica localizado na costa das Bahamas, no Oceano Atlântico.

Como lembrou o Space.com, a SpaceX recentemente assinou um acordo com as Bahamas para realizar pousos por lá. Durante a transmissão oficial do lançamento do Falcon 9, o vice-primeiro-ministro das Bahamas, Isaac Chester Cooper, destacou a importância da colaboração.

Isso é significativo de muitas maneiras. É o primeiro pouso internacional nas Bahamas. Ele nos coloca na vanguarda da inovação e nos dá, a um pequeno país de 400.000 pessoas, uma oportunidade de participar da indústria aeroespacial. Isso é enorme.

Isaac Chester Cooper, vice-primeiro-ministro das Bahamas

Pouso do foguete Falcon 9, da SpaceX, na balsa nas BahamasFalcon 9 pousou pela primeira vez no drone nas Bahamas

  • De acordo com a SpaceX, no X, o novo local de pouso permitirá que o Falcon 9 “maximize seu desempenho” em trajetórias partindo da Flórida. Além disso, viabiliza lançamentos de voos tripulados para órbitas polares, como caso do Fram 2;
  • Na descrição da missão no site, a empresa lembrou que esse é o 16º voo do primeiro estágio utilizado. Desse número, 10 foram usados em lançamentos da Starlink;
  • No final de semana, o Falcon 9 quebrou um recorde de reutilização: o primeiro estágio do foguete utilizada naquela ocasião realizou seu 26º voo, também em missão da Starlink.

 

 

 

 

 

(Da Redação com Agência Brasil)

leave a reply