Sucesso de público: MAIS DE 35 MIL PESSOAS PARTICIPAM DO CARNAFALLS NA PRAÇA DA PAZ

Evento terminou ontem (21) com o tradicional Carnaval da Saudade e a Canja do Galo Inácio; Fundação Cultural seguirá o modelo de organização e estrutura para o próximo ano.

A alegria e a animação dos foliões tomaram conta da Praça da Paz, no centro de Foz do Iguaçu, durante o Carnafalls 2023. A festa, organizada pela Prefeitura, através da Fundação Cultural, terminou ontem (21) com o Carnaval da Saudade, ao ritmo das marchinhas, apresentações de bandas locais, participação dos blocos e a tradicional Canja do Galo Inácio. De acordo com os organizadores, mais de 35 mil pessoas passaram pela praça nos três dias de festa (18, 19 e 21), marcada também pela organização e a segurança.

“O Carnaval superou todas nossas expectativas. Foi uma festa para a família toda, reunindo crianças, jovens e adultos. Tivemos um apoio importante das forças de segurança, que garantiu a tranquilidade do Carnaval e também um trabalho muito importante construído com os blocos, que fizeram uma série de apresentações e animaram o público”, disse o diretor presidente da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, Juca Rodrigues.

Outro destaque, segundo ele, foram os shows comandados por artistas locais – bandas, grupos e Djs. “Todos os artistas que subiram ao palco são cadastrados pelo Corredor Cultural de Foz do Iguaçu. O público aprovou e se divertiu muito. O ambiente da praça também favoreceu”, completou. Segundo o diretor presidente da FC, o modelo de estrutura e organização deve se manter para o Carnaval de 2024.

Programação

A programação do evento começou no sábado (18) com o concurso Meninas Veneno e seguiu com shows de grupos locais, ao som de muito samba, axé, pagode e marchinhas, apresentação dos blocos e no último dia, nesta terça-feira (21), com expressiva participação de famílias e crianças, que foram caracterizadas de seus personagens favoritos. Na segunda-feira (20), blocos e foliões se reuniram na Avenida Brasil, onde ocorreu pela primeira vez o “Carnaval da Brasil”, organizado pelo Coletivo de Cultura Popular.

Canja do Galo Inácio

Além dos foliões, que puderam repor as energias, muitos moradores foram até a avenida JK, nesta terça-feira, para garantir a Canja do Galo Inácio, produzida pelos membros do Rotary Club Foz do Iguaçu Grande Lago. Segundo os organizadores, cerca de 3 mil canjas foram vendidas ontem, e parte da renda será destinada ao projeto “Um chute para o futuro”, que atende 320 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, com a oferta de atividades artísticas, educacionais, esportivas e culturais. A Canja do Galo Inácio surgiu há 23 anos e a cada Carnaval beneficia uma entidade ou projeto social do município.

Blocos


Um dos destaques do Carnafalls 2023 foi à participação dos blocos, que animaram o evento com apresentações e baterias. Ao Todo, 16 grupos participaram do Carnafalls, por meio do edital da Fundação Cultural, que ofereceu apoio para a confecção de camisetas e cessão de espaço para a comercialização de produtos. “Os blocos junto com as demais manifestações da cultura do Carnaval, tem grande contribuição para a festa. São formados por pessoas que amam a cultura do carnaval e trabalham ao longo do ano para que esses dias sejam especiais”, disse Juca Rodrigues.

Segurança

A segurança do Carnaval ficou garantida com a presença diária da Guarda Municipal, Polícia Militar, bombeiros civis, brigadistas e seguranças privados, além do Foztrans, que auxiliou na organização do trânsito. De acordo com o aspirante da PM, Gabriel Batezine, nenhuma ocorrência foi registrada nos dias de festa. “Fizemos um trabalho preventivo todos os dias, garantindo a segurança e a ordem para todos. Trabalhamos de forma integrada e isso com certeza nos fez alcançar esse resultado, sem nenhuma intercorrência, garantindo o sucesso do carnaval”, disse.

 

 

 

 

(Da Redação com AMN/Assessoria)

leave a reply