A SpaceX está iniciando uma semana agitada. A empresa espacial planeja lançar dois módulos lunares privados no mesmo dia nesta semana, ambos a bordo do foguete Falcon 9. A janela de lançamento começa na manhã de quinta-feira (15) e a decolagem será no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida, nos Estados Unidos.
Os dois módulos têm a Lua como destino final, mas com cronogramas e objetivos diferentes.
SpaceX tem lançamento planejado para esta semana
Na manhã de quarta-feira (15), a SpaceX inaugura uma nova janela de seis dias para o lançamento das missões a bordo do Falcon 9. O foguete levará ambos os módulos lunares até a órbita da Terra, onde vão se separar e cada um terá sua trajetória independente em direção à Lua.
A primeira missão é a Ghost Riders in the Sky, que conta com o módulo lunar Blue Ghost Mission 1 da Firefly Aerospace e faz parte do programa Commercial Lunar Payload Services da NASA. Segundo o Space.com, o objetivo é entregar cargas úteis científicas à superfície da Lua.
Como parte do cronograma, a missão vai passar 25 dias orbitando a Terra. Em seguida, uma queima de motor vai definir a trajetória até o nosso satélite natural, seguida de quatro dias em trânsito e mais 16 dias em órbita lunar. Se tudo der certo, o módulo pousará na região de Mare Crisium e ficará duas semanas por lá.
A missão completa dura 60 dias e, cinco horas antes do módulo desligar, poupará sua bateria para tirar uma última foto do pôr do sol lunar.
![](https://img.odcdn.com.br/wp-content/uploads/2025/01/mission-2-ispace.webp)
Mission 2, da ispace
Já a segunda missão é a Mission 2, que conta com o módulo de pouso Resilience, da empresa japonesa privada ispace. Essa é a segunda tentativa da companhia de pousar na Lua, com base nas lições de hardware e software aprendidas na primeira tentativa, a missão Hakuto-R 1. No caso da anterior, a missão chegou até a órbita lunar com sucesso, mas falhou no pouso, em abril de 2023.
A nova tentativa da missão japonesa será implantada depois do Blue Ghost e vai demorar cerca de quatro vezes mais tempo para ser concluída, com tempo previsto de quatro a cinco meses. O módulo está mirando a região de Mare Frigoris para pouso, no hemisfério norte da Lua.
Por lá, a nave realizará operações de superfície, como a implantação de um rover chamado Tenacious, que coletará uma amostra de regolito (poeira lunar).
![](https://img.odcdn.com.br/wp-content/uploads/2024/02/sonda-nova-c.png)
Outras empresas têm missões lunares planejadas
- A SpaceX iniciará as duas missões no mesmo dia, mas o calendário de lançamentos lunares segue cheio para o ano;
- Pouco tempo depois, a Intuitive Machines vai lançar a missão IM-2 em algum momento em fevereiro, também com destino à Lua (desta vez, ao polo sul). O objetivo é estudar a presença de gelo de água na região;
- Um outro módulo também da Intuitive Machines, o IM-3, levará mais tecnologias ao nosso satélite natural, mas dessa vez na reta final do ano;
- Já a empresa Astrobotic tem planos para lançar sua missão Griffion Mission One, com sondas de cargas úteis da NASA, também este ano, após tentativas falhas no ano passado.